terça-feira, 15 de outubro de 2013

Vida relevante! Vida insignificante!



A diferença não esta no que você faz esta no que você NÃO faz!
Relevante | adj. 2 g. | s. m.
re·le·van·te
Adjetivo de dois gêneros
1. Que releva.
2. Que sobressai.
3. Importante.
Substantivo masculino
4. [Pouco usado] O necessário, o indispensável.

"relevante", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/relevante.

Insignificante | adj. 2 g.
in·sig·ni·fi·can·te
(in- + significante)
Adjetivo de dois gêneros
1. De muito pouco ou de nenhum valor.
2. Sem importância.

"insignificante", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/insignificante.

“Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.”

Estamos vivendo em um mundo de pressa, onde ninguém mais enxerga ninguém, costumo chamar esta geração de geração micro-ondas, onde tudo é instantâneo, rápido e imediato.

Relacionamentos imediatos, amizades sem contato, sem olho no olho, onde resumimos nossa vida na internet, no virtual, onde o real muitas vezes é deixado de lado, isso não é de todo ruim, as redes sociais nos aproximam de gente que na realidade, talvez nunca tivéssemos chances de conhecer, mas só isso, pois este contato nos afasta do convívio com o amigo, da nostalgia com a imagem da namorada, na foto surrada na carteira, na expectativa da revelação de uma foto; nossa não tenho 40 anos e me sinto um museu.

Bom, mais não é sobre isso que gostaria de falar, mais peguei um gancho sobre este imediatismo que vivemos e da coisificação das pessoas.

Temos feito tantas coisas, vivemos intensamente esse frenesi, que é o século XXI, mas será que tudo que fazemos tem alguma relevância?

Hoje todos se preocupam em salvar as baleias, não vamos sujar as ruas, todos são tolerantes com as minorias, com as diferenças, alias este é o assunto da moda, todos são certinhos, cheios de virtudes entre os cristãos há um habito de “te amo em Cristo”, não há julgamentos, afinal “quem sou pra te julgar”, tudo é perdoado, mas porque será que o mundo parece pior?

Quero deixar bem claro que não sou contra nenhum tipo de ativismo, afinal alguém tem que lutar por estas coisas, mas me assusta, algumas expressões como: “prefiro bicho do que gente”, me amedronta ver o quanto gastamos com um “pet” (o politicamente correto também é americanizar nossas expressões idiomáticas), com roupinhas, rações especiais, brinquedos adaptados.

Pessoas deixam suas famílias para atravessar o planeta para enfrentar as policias internacionais para protestar contra a poluição dos oceanos, contra a pesca predatória as baleias, nos mares japoneses, mas porque será que o mundo parece pior?

Simples, nada do que fazemos realmente é relevante, nossa retórica muito bonita, nossas palavras em relação ao mundo têm cada vez mais conteúdo, porem nossas ações são vazias, estamos amando as coisas e coisificando as pessoas!

Utilizando como parâmetro o texto bíblico de Mateus, a parte anterior ao verso que usei ao iniciar o texto:
“E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?” Mateus 25:31-44

Tudo é muito certinho, nossas preocupações vão dos assuntos mais complexos aos mais simplórios, mas porque o mundo parece pior?

Simples, digo novamente, esquecemos do ser humano, você pode me dizer: “que isso eu sou o maior defensor dos excluídos”, pode ate ser, pois você defende o bandido, por ser um excluído, um esquecido socialmente, mas não defende a punição corretiva que o retiraria do crime, você defende a valorização do professor, mas quando ele tenta corrigir seu filho, você como um insano defende sua cria bradando: “mexeu com meu filho, mexeu comigo”, você gasta uma FORTUNA com seu pet, mas não gasta um centavo com um garoto que mora perto da sua casa e precisa de um tênis pra ir à escola,

Fazemos tantas coisas, trabalhamos feito maquinas, estudamos feitos computadores, descansamos como robôs, para vivermos uma vida insignificante do TER.

Mas sou cristão ajudo na igreja, dou meu dizimo, contribuo rigorosamente com minhas ofertas, grande coisa, quer ver sua igreja aberta? Contribua sua igreja não é auto-sustentável, ela depende da sua contribuição para permanecer aberta, mas isso é suficientemente relevante?

SER em detrimento de TER, é relevante, ser na vida de alguém é imprescindível, pois hoje temos e amanhã poderemos não ter, mas nunca deixaremos de SER, ser relevante na sociedade e se mobilizar por todos os assuntos que abordei aqui sim, mas mais que isso é dar extrema importância ao ser humano, olhar pro lado, sem fechar o vidro do seu carro zero é relevante, não menosprezando sua segurança, não é disso que estou falando, estou falando que ser na vida de alguém, pode se refletir em diversas ações, das mais simplórias as mais complexas, ao cuidar do meio ambiente você esta preocupado com o futuro do planeta da minha filha, mas se não se preocupar com estas crianças, quem vai ocupar este planeta?

Se preocupar com a preservação dos animais é vital para o equilíbrio do sistema, mas não prepararmos esta nova geração a se preocupar e apreciar as belezas da natureza do que adianta tudo isso?

Sou um apaixonado pelo ser humano, pela vida e por tudo que podemos fazer pela humanidade, vamos amar mais a humanidade, investir mais nas pessoas, nos aproximar dos humanos.

Valorizar coisa simples, como um bom dia, um ola, um tudo bem, correr um pouco menos, viver um pouco mais, ser menos politicamente correto e rir um pouco das nossas diferenças, assim como faziam os eternos, Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, os Trapalhões.

Larguemos um pouco a internet e vamos nos encontrar na praça pra vermos as nossas crianças jogar bola e correr, aproveitar a tarde com quem amamos e jogar conversa fora com nossos velhos e aprendermos um pouco com a experiência de muitos anos.

Talvez assim daremos um pouco mais de relevância nas nossas vidas, eu por outro lado, já comecei a fazer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário