quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ALIENAÇÃO


ALIENAÇÃO:

"Capaz de ameaçar o trabalho e a consciência humana desde seus primórdios, a alienação afeta principalmente o homem do mundo moderno, em que as relações sociais se tornam cada vez mais determinadas por seu aspecto mercantil ou econômico-financeiro.

Alienação é a condição psico-sociológica de perda da identidade individual ou coletiva decorrente de uma situação global de falta de autonomia. Encerra portanto uma dimensão objetiva -- a realidade alienante -- e a uma dimensão subjetiva -- o sentimento do sujeito privado de algo que lhe é próprio.

O conceito de alienação é comum a vários domínios do saber. Em psicologia e psiquiatria, fala-se de alienação para designar o estado mental da pessoa cuja ligação com o mundo circundante está enfraquecida. Em antropologia, a alienação é o estado de um povo forçado a abandonar seus valores culturais para assumir os do colonizador. Em sociologia e comunicação, discute-se a alienação que a publicidade e os meios de comunicação suscitam, dirigindo a vontade das massas, criando necessidades de consumo artificiais e desviando o interesse das pessoas para atividades passivas e não participativas.

Em filosofia política, fala-se de alienação para designar a condição do trabalhador que, à semelhança de uma peça de engrenagem, integra a estrutura de uma unidade de produção sem ter nenhum poder de decisão sobre sua própria atividade nem direitos sobre o que produz. Transcendendo o âmbito da produção, a alienação se estende às decisões políticas sobre o destino da sociedade, das quais as grandes massas permanecem alijadas, e mesmo ao âmbito das vontades individuais, orientadas pela publicidade e pelos meios de comunicação de massas."
Fonte: http://www.estudantedefilosofia.com.br/conceitos/alienacao.php



Fico aqui pensando como estamos nos comportando como Igreja, veja bem, não quero julgar e condenar ninguém, mas é muito complexo a relação FIEL x MÍDIA GOSPEL.

Há algumas semanas atrás, foi realizado em minha cidade mais uma Marcha para Jesus, até ai tudo bem, mas me pergunto, não há muito tempo mas somente há uns três anos, qual é o REAL objetivo dessa MARCHA?

Disse um jornal local que 40 mil pessoas se deslocaram para a Marcha, para fazerem o que?

Os mais alienados me dirão, Louvar o nome do Senhor! Mas para isso eu não preciso gastar a quantia que é gasta, parar boa parte das igrejas evangélicas, travar o centro da cidade... louvo ao Senhor aqui em casa, na congregação dos santos, na praça, ou seja onde eu estiver estarei louvando ao Senhor.

Já fiz alguns eventos gospeis e sei que o valor gasto para realizar uma Marcha sobrepõe a quantia de R$100.000,00, só um dos cantores que veio cobra cerca de R$ 40.000,00 pra cantar, bom sei lá... sei que com 40 mil pessoas faríamos muito mais com IGREJA aos necessitados da cidade, mostraríamos nossa CIVILIDADE e nosso CRISTIANISMO, fazendo um grande movimento social em prol aos carentes atingindo grande parte cidade com mão de obra para realizarmos o IDE, (pelo menos uma vez ao ano).

Não estaríamos batendo palma pra louco (casal Hernandez), presos e condenados pela justiça norte americana e investigados pela justiça brasileira, inclusive responsáveis pela queda do telhado do templo deles e morte de 9 pessoas.

Sei lá talvez eu esteja amargo demais pra esse povo, talvez esteja certo, mas sei que hoje tenho algumas restrições em participar de forma ativa nessa manifestação no centro de minha cidade, faço parte de uma comissão de pastores que estão promovendo uma manifestação parecida na região que moramos, mas os propositos se mostram bem diferentes daqueles que estão na frente da organização da Marcha em nossa cidade, no dia 30/11 estarei lá com meus irmãos pastores e nossas igrejas para apresentar uma proposta diferente, sei lá espero estar errado em relação a tudo isso, vou esperar, enquanto isso  rendendo-me com a mente cativa em Cristo.

Sei-la...

Nenhum comentário:

Postar um comentário