Servo ou escravo?
Servo ou escravo?
A palavra DOULOS (do verbo DEO) no original grego, significa servo.
Romanos 1:1, diz o seguinte: “Paulo servo, de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus.
”No texto original deste versículo em grego lemos: “PAULOS DOULOS
CRISTOU IESOU KLETOS APOSTOLOS APHORISMENOS EIS EUANGELION THEOU”.
(Paulo, um escravo de Jesus Cristo, chamado apóstolo que foi separado
para o evangelho de Deus). A Bíblia de Jerusalém traduz o mesmo texto
assim: “Paulo, servo de Jesus Cristo. Apóstolo por vocação, escolhido
para o evangelho de Deus”. DOULOS (servo) é uma palavra distinta pois
revela um sentido de subordinação, obrigação e responsabilidade para com
o seu Senhor.
Paulo ao apresentar-se como apóstolo,
apresenta-se como “servo de Cristo Jesus”. A palavra DOULOS que Paulo
usou é mais do que servo, significa escravo. Um servo tem a liberdade de
ir e vir, de ligar-se a outro amo, mas um escravo é possessão de seu
amo para sempre. William Barclay diz que quando Paulo se chama de
escravo de Cristo Jesus, o faz por três motivos.
Em primeiro
lugar, deixa claro que é possessão absoluta de Cristo. Jesus o amou e o
comprou mediante um alto preço (1 Co. 6.20). Por isso, não pode
pertencer a mais ninguém além de Jesus Cristo.
Em segundo
lugar, deixa claro que deve a Cristo obediência absoluta. O escravo não
tem vontade própria; sua vontade é fazer a vontade do seu senhor. As
decisões do seu senhor são as que regem a sua vida. Paulo não tem outra
vontade senão a de Cristo. Seu projeto de vida é obedecer a Ele.
Em terceiro lugar, deixa claro que ser servo de Cristo é a maior honra.
Esse é o mais elevado dos títulos. A escravidão cristã não é uma
sujeição humilhante e degradante; pelo contrário, como disse Agostinho,
quando mais servos de Cristo somos, mais livres nos sentimos. Ser
escravo de Cristo é ser rei. Ser escravo de Cristo é o caminho para a
liberdade perfeita. Porque somos escravos de Cristo, somos livres da
penalidade, da escravidão e da degradação do pecado.
Ricardo André
vi la no
Igrejas Cheias, Pessoas Vazias.
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