quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Uma Oração - por Tomás de Aquino

Concede-nos, ó Senhor, um coração permanente, sem qualquer afeto indigno que nos arraste para baixo; dá-nos um coração que não possa ser conquistado, que nenhuma tribulação possa cansar; atribui-nos um coração reto, que nenhum propósito indigno possa tentar a desviar-se.

Concede-nos, ó Senhor, nosso Deus, compreensão para Te conhecermos, diligência para Te buscarmos, e a fidelidade que finalmente Te abrace; através de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.


São Tomás de Aquino (1225 — 1274) foi um padre dominicano, teólogo, distinto expoente da escolástica, proclamado santo e cognominado Doctor Communis ou Doctor Angelicus pela Igreja Católica.

Seu maior mérito foi a síntese do cristianismo com a visão aristotélica do mundo, introduzindo o aristotelismo, sendo redescoberto na Idade Média, na Escolástica anterior, compaginou um e outro, de forma a obter uma sólida base filosófica para a teologia e retificando o materialismo de Aristóteles. Em suas duas summae, sistematizou o conhecimento teológico e filosófico de sua época: a Summa theologiae e a Summa contra gentiles.




 Fonte: HOUSTON, James – Orar com Deus – Abba Press, p.191;

Ave Crux, Unica Spes! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário