quarta-feira, 30 de abril de 2014

Ser pastor nos dias atuais!



"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para PASTORES e doutores,..." (Efésios 4:11)

Nestes tempos de internet, redes sociais, conexões imediatas com pessoas em toda parte do planeta, algumas relações foram substituídas ou simplesmente deixadas de lado.

O que vou compartilhar com vocês é um pensamento que já tive em um tempo não muito distante, mas passado algumas circunstâncias vejo com outra perspectiva.

Sou pastor e me orgulho do meu ministério, sim do meu ministério, pois não trato isso como profissão, nem como ganha pão, já deixando bem claro que não sou contrário ao sustento pastoral, mas não digo também que tem que ser regra os pastores serem mantidos por igrejas/ministérios, mas voltando sinto orgulho do meu chamado e da responsabilidade que vem com este ministério.

Vivemos hoje uma realidade onde ser pastor é algo muito difícil, seja pela comparação com os mega-milionários pastores televisivos, seja pela comparação daqueles que se auto intitularam pastores e saem por ai pregando algumas coisas que se destoam da Palavra, ou pela apropriação do termo, para as mais diversas seitas.

Muitos irmãos perceberam no decorrer de suas caminhadas que nós pastores, somos somente homens, falhos e merecedores de perdão como todos os seres humanos, só que existe uma cobrança de uma parte, (grande, por sinal) dos cristãos evangélicos que cobram uma santidade que deixam os pastores, quase como um alien, ser impecável, que quando ele peca, erra ou simplesmente não atende as expectativas deste ou daquele irmão.

Muitos também se decepcionam com as denominações, suas normas e políticas e se redescobrem se ajuntando em grupos pequenos e familiares ou simplesmente deixando de congregar.

O que acontece em todas as vezes é que sobra sempre para o pastor, por mais que seu coração esteja voltado para o Reino e o Evangelho, são os pastores que estão na linha de frente das criticas e dos ataques, merecidos ou não.

Amo meu chamado como disse, me sinto bem e usado por Deus, quando um irmão me procura pedindo uma orientação ou quando me vejo preocupado com aqueles que me cercam, muitos nem congregando comigo, mas me vejo os pastoreando e sendo confidente destes.

Não me vejo como um super ungido, ou alguém especial, simplesmente me vejo como um irmão mais instruído em alguns assuntos, com dons específicos, cumprindo um chamado específico, com pessoas específicas.

Mas neste sábado, gostaria de partilhar com meus amigos deste mundo diferente, Facebook Brasil) as alegrias e dificuldades que passamos quando nos dedicamos a este oficio.

Vejo muitos dos manos queridos aqui que pastoreiam e nunca foram reconhecidos por um concilio, convenção ou qualquer destas coisas, mas a você mano e mana pastor e pastora, que pastoreiam vidas, que compartilham dores e alegrias, que sente as dores daqueles que amam e convivem com a gente, a você que passa horas aconselhando e orando com nossos irmãos, que orienta e puxa a orelha e principalmente a você que compartilha o Evangelho do Reino de Deus, com estes que nos cercam.

Sejamos felizes sendo pastores e a vocês que sentem este chamado em suas vidas florescendo digo, muitas lutas e dores, muito conhecimento e muita sabedoria, pois falara sobre tudo e compartilhará da vida de todo tipo de pessoa, mas nada melhor do que saber que somos instrumentos de Deus para cuidarmos daqueles que Ele tanto ama.

Deus os abençoe!

2 comentários:

  1. Seu blog é encantador, estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe um comentário. Abraço fraterno.António.
    António.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza mano visitarei sim e compartilharemos muita coisa juntoas Abraços fratenros

    ResponderExcluir