sábado, 20 de setembro de 2014

Pensando bem...

"Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?" (Eclesiastes 7:16)

Normalmente, nestes dias atuais, onde estamos vivendo no mundo do politicamente correto, ter opiniões que vão de encontro com o senso comum, pode ser considerado ato criminoso.
Bom a imagem que montei, foi simplesmente para repassar o que penso deste caso, a jovem Patricia Moreira, torcedora do Grêmio, imbecilizada pela paixão doentia por um clube de futebol, tornou se o símbolo máximo da luta contra o racismo no futebol!

De fato, o que não podemos deixar de cobrar que tais atos racistas, não sejam penalizados, mas até transformar essa jovem no símbolo do racismo é extrema ignorância ou mesmo uma fraude intelectual, em um país e principalmente em um estado em que a um numero exacerbado de nazistas e racistas que normalmente não são sequer lembrados pela grande mídia.

Na minha juventude, tínhamos uma expressão que em campos de futebol e em outro conglomerados de pessoas, são costumazes, as MARIAS VAI COM AS OUTRAS. Não quero aqui advogar a favor dela, mas o que devemos lembrar são das verdades esquecidas em ensinos como este do retirado do livro do sábio, no mundo do politicamente correto, todos tentamos ser justos ao extremos, amamos os bichinhos, os velhinhos, os negros, os gays, os índios, enfim todos os envolvidos em minorias são bonzinhos, caridosos, zelosos, num mundo perfeito, de gente perfeita, quando encontramos uma pessoa imperfeita, como essa jovem, tornamos uma pessoa que comete uma imbecilidade, em uma criminosa de alta periculosidade.

O goleiro Aranha, foi sim insultado, insulto esse que já senti outras vezes na minha vida, mas não podemos acabar com a vida de uma pessoa como essa jovem, que esta tendo toda a sua privacidade e liberdade cerceada por que as câmeras flagraram seu ato absurdamente burro, sua vida esta sendo destroçada pelos caçadores da perfeição, sua casa apedrejada, TODA a sua família prejudicada.

Como pensar de forma que sejamos moderados em nossas atitudes:

Aristóteles e a Moderação:

"Depois do que precede, talvez convenha tratar da moderação e dizer o que é, em que casos se manifesta e a que se aplica. A moderação é uma qualidade do homem que exige menos do que o que poderiam oferecer-lhe os seus direitos fundados na lei. Há muitas coisas, em relação às quais o legislador é impotente para determinar casos particulares, abordando-as apenas de uma maneira geral. Prescindir do seu direito neste gênero de coisas e não pedir mais do que aquilo que o legislador pretendera, mas que não pode precisar em todos os casos particulares apesar do seu desejo, é fazer um ato de moderação. Mas o homem moderado não reduz indistintamente todos os seus direitos; assim como não reduz em nada dos que deve à natureza, e que são verdadeiramente direitos; apenas reduz os seus direitos legais, aqueles que o legislador, devido à sua impotência, deixou por especificar." (in La Gran Moral, Livro Segundo, Capítulos I e II, Espasa-Calpe, 6.ª ed., Madrid, 1976)

Este pensamento aristotélico nos leva a pensar que aquele que age com moderação não espera mais do que podia ser ofertado.

Nós sabemos que a justiça tem que ser feita de maneira justa, mesmo sabendo que a justiça é feita por homens que agem movidos pelas suas emoções e experiências, mas não podemos nos levar apenas pelo senso comum ou pela histeria coletiva que os sensos justiceiros trazem, Fabiane Maria de Jesus, pouco se recordaram deste nome, mas foi aquela moça que foi assassinada, por ser confundida com uma sequestradora, o senso comum matou uma inocente, você poderá dizer, mas não da pra comparar uma com a outra, Léo, realmente não da, uma era inocente a outra não, porém o Direito Penal usa a proporcionalidade e a dosimetria, para sentenciar um condenado.

O que devemos pensar é que Patricia errou sim, deve pagar pelo seu erro, mas não podemos desviar nossos olhos para um problema real, o racismo existe e os racistas de verdade, continuam aterrorizando negros, gays e nordestinos e a grande massa não se volta contra eles, nem nas redes sociais, nem na vida real, enquanto destruímos a vida de uma família por causa da idiotice de uma jovem.

Gastemos nossas energias tentando ser justos e moderados, cobremos sim que tais atitudes sejam extirpadas da nação, mas reconheçamos que nos trás riscos e quem apenas nos da trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário