sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Manifesto - Pregando o evangelho aos "evangélicos" - por Carlos Clay

MANIFESTO I
Pensamento Jovem

Seria este o jejum que escolhi?(Isaias 58 :5-8)5 . Seria esse o jejum que eu escolhi? O dia em que o homem aflija a sua alma? Consiste porventura, em inclinar o homem a cabeça como junco e em estender debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isso jejum e dia aceitável ao Senhor?6 . Acaso não é este o jejum que escolhi? Eue soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? E que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo?7 . Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? Que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?8 . Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. E a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguardaEstou de luto em minha alma. Luto pelo meu povo, minha terra e meus irmãos. Este texto tem o objetivo de ser um manifesto, uma resposta ao que tenho visto e ouvido nas igrejas e nas ruas. Chega!

Não dá mais para, em nome do corporativismo evangélico, ser contrário ao evangelho. Não dá mais pra, em nome do “não julgar”, deixar com que a insensatez, a malandragem, a mentira e a ganância prosperem na consciência da igreja. Paulo não deixou com que os falsos apóstolos espalhassem suas “loquacidades frívolas” e nem permitiu qualquer dissimulação no corpo de Cristo.Chega! Nesses dias estive acompanhando a chamada “Conferência Profética” em Porto Alegre onde alguns “apóstolos” rasparam a cabeça em um ato profético em sinal de “vergonha” pelos pecados da nação. Não julgo aqui as intenções dos amados mas sim as conseqüências que essas insanidades trouxeram e trazem ao Brasil.Nunca, em nenhum lugar em todo o Novo Nestamento, se faz qualquer menção a atos proféticos para o resgate de qualquer cidade, região, localidade, país ou mesmo casa.Nunca!Nem Jesus, nem Paulo e nem qualquer outro apóstolo fez atos proféticos ou mencionou-os como requisito para cura dos povos.

Paulo, certa vez, fez voto e raspou a cabeça mas como sinal a ELE MESMO de que havia uma meta, um propósito diante de Deus que não poderia esquecer .O que estão fazendo é anular o sacrifício de Cristo, tornando-o insuficiente, expondo-o a ignomínia e crucificando de novo o filho de Deus. Jesus disse que o evangelho era e é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer. É o poder do evangelho (boas novas) que trás à consciência de todos nós que tudo já esta consumado. Então cessem as oferendas, as barganhas e tudo aquilo que sirva de mediador entre Deus e os homens. Não é possível que se continue com um discurso diferente da prática. Não é possível que ainda se continue a falar que Deus seja soberano e ensinar a potencializar o “poder” do diabo; não é possível que alguns deles continuem a dizer que Deus está afastado de nós quando Cristo já rasgou o véu e nos deu livre acesso ao Pai; não é possível que se gaste milhões todos os anos com ilusões chamadas de atos proféticos que são inúteis em seus efeitos e desviam o potencial da igreja dos reais problemas da nação.

A igreja está aprendendo a voltar ao ritualismo, às oferendas, ás barganhas, coisas essas abolidas em Cristo onde nem morte, nem vida, nem coisas do porvir, nem altura, nem profundidade, nem principados, nem potestades nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus que esta em Cristo Jesus nosso Senhor.NADA!!!Enquanto nossos neo-apostolos viajam de avião de lá pra cá, ou voam de helicóptero pra enterrar bíblias, ou andam com seus carros de luxo para cometerem suas apostolices e alongam seus filactérios demonstrando sua "justiça" aos homens, o Brasil que eles não conhecem chora e geme. Sou do norte dessa nação, conheço o sofrimento dos ribeirinhos e sei, o que a última seca fez com a população dessa região. Já morei no nordeste e sei o que é ser sertanejo, lutando pra tentar salvar da morte, o quinto filho, após ver a morte dos anteriores.

Sei, o que é lavrar uma terra seca onde uma criança aprende a palavra fome, antes mesmo de mamãe.Atos proféticos não amarram potestades; atos proféticos não enchem a barriga de ninguém; atos proféticos não param com os homicídios; atos proféticos não acabam com os estupros; atos proféticos não resolvem a corrupção; atos proféticos não curam a nação. Se resolvessem Jesus seria o primeiro a faze-los. Por favor, parem!Essa nação não precisa de mais atos proféticos, precisa de atos concréticos(perdoem-me mais até o português sofre nessas horas). O que essa nação precisa é conhecer o evangelho. Nações muito mais idólatras do que o Brasil como a China e a Índia, crescem 8% ao ano sem esses subterfúgios.

O Japão, também um pais idólatra, cresceu e se tornou país de primeiro mundo ao investir em educação, cultura e integridade fiscal. O Chile, um país com cerca de 80% católicos, investe 7% do PIB em educação enquanto o Brasil apenas 5%. Dizer que a culpa da situação precária da nação é de “demônios” é desviar a igreja do seu real e necessário poder de atuação. Desde que os primeiros cristãos estiveram nessa nação, que oramos por esse país e, a oração do justo tem sua eficácia, mas atribuir a qualquer sucesso aos chamados “atos proféticos” é cair no engano e como bem disse Judas, são aproveitadores e bajuladores por motivos interesseiros.

Mas dirão alguns, que a culpa é dos governantes e que o papel da igreja é “espiritual”, a estes digo, não eu , mas Jesus em Mateus 25, versiculo 34:·quem tem fome necessita comer,·quem tem sede necessita de água,·quem está doente precisa é de oração, consolo, remédios e paz,·quem está preso necessita de amparo, socorro, justiça e amor,·quem esta nu, precisa de roupas,·quem esta ao léu necessita é de um teto,·quem esta deprimido necessita de um ombro, amparo, companheirismo e fé,·quem não tem família precisa de um lar,·quem não tem onde reclinar a cabeça, precisa de um ombro,·quem está sem luz, precisa da verdadeira luz que vindo ao mundo ilumina aos homens.

Parem!, por favor parem! Essa nação já sofreu demais, esse povo já foi muito iludido. Pelo menos desde 2000 que são feitos atos proféticos neste país e nunca reduziram o numero de seqüestros, nunca reduziram o numero de homicídios, nunca reduziram o numero de vitimas de violência contra crianças, nunca diminuíram a violência contra as mulheres.

Atos proféticos não evitaram a aftosa e nem evitará a gripe do frango, se chegar ao Brasil.O que esse povo precisa é do poder limpo que o evangelho produz. Sem marketing e sem as apostolices que enganam e desviam as pessoas do seu real papel como igreja e sociedade.

Ao invés de gastarem o que gastam para todos os anos jogarem vinho, pão e azeite em Porto Seguro, por exemplo, invistam numa melhor distribuição de renda. Ao invés de inventarem essas “unções” dos nobres, façam como já vi uma igreja fazer onde cada família “adotava” uma outra e lhe ajudava financeiramente, ensinavam as crianças que tinham dificuldade na escola, ensinavam-os a aplicar corretamente o dinheiro, etc. Isso sim poderá resgatar nossa nação, mas atos proféticos só iludem e desviam a igreja do poder que tem nessa nação, de chamar a todos para um evangelho sem barganhas e nem falsas promessas.

Por tudo isso e mais outras neo-ilusões que peço, em nome de Cristo...PAREM!

Carlos Clay
Um cristão brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário