sábado, 16 de janeiro de 2010

O centro da minha personalidade!!!!

Estive ontem levando a palavra em um encontro de férias em uma Assembléia de Deus Min. Belem, la no Jd. Fernanda, apesar do fatidico atraso e não poder acompanhar o culto desde o seu inicio, Deus falou grandemente comigo na noite de ontem, estive pensando durante toda a semana sobre o que iria pregar, mas o corpo central da mensagem eu ja tinha em mente.

O que Deus falou comigo mesmo foi sobre como a igreja tem tratado um tema que é o tema central do evangelho: a pessoa de Cristo.
Nós temos pregado de tudo em todos os lugares, mas devemos realmente voltar a propagar não só o evangelho da Verdade, mas a Verdade personificada, na pessoa de Cristo.

Onde esta o Amor que nos constrange?
Onde esta as almas sedentas da Agua Viva?
Onde esta a Verdade e a Vida?

Quando esquecemos que o centro do evangelho é Cristo, nos distanciamos da sua essência e esquecemos que precisamos transformar nossa personalidade:

A Winkpédia define a personalidade como:
"Encontrar uma exata definição para termo personalidade não é uma tarefa simples. O termo é usado na linguagem comum - isto é, como parte da psicologia do senso comum - com diferentes significados, e esses significados costumam influenciar as definições científicas do termo. Assim na literatura psicológica alemã persönlichkeit costuma ser usado de maneira ampla, incluindo temas como inteligência; o conceito anglófono de personality costuma ser aplicado de maneira mais restrita, referindo-se mais aos aspectos sociais e emocionais do conceito alemão[1].

Carver e Scheier dão a seguinte definição: "Personalidade é uma organização interna e dinâmica dos sistemas psicofísicos que criam os padrões de comportar-se, de pensar e de sentir característicos de uma pessoa"[2]. Esta definição de trabalho salienta que personalidade [3]:

* é uma organização e não uma aglomerado de partes soltas;
* é dinâmica e não estática, imutável;
* é um conceito psicológico, mas intimamente relacionado com o corpo e seus processos;
* é uma força ativa que ajuda a determinar o relacionamento da pessoa com o mundo que a cerca;
* mostra-se em padrões, isto é, através de características recorrentes e consistentes
* expressa-se de diferentes maneiras - comportamento, pensamento e emoções.

Asendorpf complemente essa definição. Para ele personalidade são as perticularidades pessoais duradouras, não patológicas e relevantes para o comportamento de um indivíduo em uma determinada população. Esta definição acrescenta àquela de Carver e Scheier alguns pontos importantes[1]:

* Os traços de personalidade são relativamente estáveis no tempo;
* As diferenças interpessoais são variações frequentes e normais - o estudo das variações anormais é objeto da psicologia clínica (ver também transtorno mental e transtorno de personalidade)
* A personalidade é influenciada culturalmente. As observações da psicologia da personalidade são assim ligadas apenas à população em que foram feitas; para uma generalização de tais observações para outras populações é necessária uma verificação empírica."

E esquecemos que essa pesonalidade, que é multifacetada precisa de um centro: Cristo.

Nós moldamos nossa personalidade atraves dos anos, mas quando deixamos Cristo se o centro dessa personalidade, somos moldados por Ele e divimos a personalidade Dele.

Quero ser marcado pela personalidade de Cristo, quero ser transformado pelo poder do Seu Amor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário