O guarda-roupa do indivíduo que vivia
nos tempos bíblicos era básico. Uma tanga (talvez) era usada por baixo
da túnica, e também se usava alguma forma de cobertura para a cabeça.
Calçados e casaco eram opcionais. As pequenas variações nesse padrão
durante os dias bíblicos ficavam no terreno das cores, material e
estilo, em vez de nas provisões básicas, pois roupas desse tipo se
adaptavam melhor a um clima relativamente quente. Paulo usava a túnica
presa na cintura por um cinto, como uma metáfora para o estilo de vida
do povo escolhido de Deus (Cl 3.12), e todos compreendiam que ele falava
do que era básico.
A roupa de baixo, quando usada,
era uma tanga ou saiote. Pedro usava a tanga quando ficava "nu" ou
"despido" no barco de pesca da família (Jo 21.7). Jesus foi crucificado
usando apenas a tanga, porque os soldados já haviam removido sua túnica
(Jo 19.23).
A Túnica
A
túnica era a peça essencial, sendo feita de dois pedaços de material,
costurado de forma que a costura ficasse horizontal, à altura da
cintura. Quando eram tecidas litas no material do tear, elas caíam
verticalmente no tecido acabado. A túnica era como um saco em muitos
aspectos. Havia uma abertura em V para a cabeça, e cortes feitos nas
duas laterais para os braços. A túnica era geralmente vendida sem a
abertura em V, para provar que era realmente nova. O material podia ser
lã, linho ou até algodão, segundo as posses do usuário. As túnicas
feitas de pano de saco ou pelo de cabra eram muito desconfortáveis por
causarem irritação na pele. Só eram então usadas em épocas de luto ou
arrependimento.
As túnicas masculinas eram quase
sempre curtas e coloridas; as das mulheres chegavam aos tornozelos e
eram azuis, com bordados no decote em "V", o que em alguns casos
indicava a aldeia ou região do usuário. A túnica usada por Jesus deve
ter sido da última moda, por não ter a costura central. Teares
preparados para acomodar o comprimento total da túnica só foram
inventados nos seus dias (veja Jo 19.23).
A
túnica era presa à cintura por um cinto de couro ou tecido áspero. O
cinto tinha às vezes uma abertura, para colocar um bolso onde guardar
dinheiro ou outros pertences pessoais (Mc 6.8). O cinto era também útil
para enfiar armas ou ferramentas ( 1 Sm 15.13). Quando os homens
precisavam de liberdade para trabalhar ou correr, levantavam a barra da
túnica e a prendiam no cinto, tendo assim maior liberdade de movimento.
isso era chamado de "cingir os lombos", e a frase tornou-se uma metáfora
para os preparativos. Pedro recomenda, por exemplo, discernimento
claro, aconselhando os cristãos a cingirem o seu entendimento ( 1 Pe
1.13). As mulheres também levantavam a barra da túnica - no caso delas -
para levarem coisas de um lugar para outro. Não eram usadas roupas de
dormir no fim do dia; o cinto era afrouxado e a pessoa deitava-se com a
sua túnica.
ROUPAS MASCULINAS.
ESQUERDA PARA DIREITA: TRABALHADOR COM A TÚNICA ENROLADA
NO CINTO; HOMEM USANDO MANTO DE LÃ GROSSA SOBRE A TÚNICA;
HOMEM RICO COM MANTO FRANJADO E COLORIDO.
Quando o indivíduo era suficientemente rico para comprá-lo, ou quando o frio exigia, um manto (ou capa) era usado sobre a túnica. Os mantos eram feitos de duas formas. No campo, onde o calor era determinante, eles enrolavam material pesado de lã ao redor do corpo, costurando-o na altura dos ombros e abrindo fendas para a passagem dos braços. O manto era a única forma de proteção para muitos, portanto, mesmo recebido como penhor de um empréstimo, ele tinha de ser devolvido ao dono antes do anoitecer para que pudesse agasalhar-se na friagem da noite (Êx 22.26,27). pela mesma razão um tribunal judeu jamais daria um manto como recompensa.
O outro tipo de manto era como um vestido frouxo com mangas largas. Quando feito de seda era um traje de gala, e o indivíduo rico jamais sairia de casa sem ele. os fariseus usavam franjas azuis na orla de seus mantos, a fim de que os outros vissem que eles guardavam a lei registrada em Números 15.38,39. Em vista de essa prática tender ao exibicionismo, ela foi condenada por Jesus (Mt 23.5). A mulher que sofria de hemorragia quis provavelmente tocar essa extremidade do manto de Jesus (Mt 9.20).
Calçados
Os pobres quase sempre andavam descalços, mas outros usavam sandálias simples. A sola era feita de um pedaço de couro de vaca cortado na forma do pé. Ela era ligada ao pé por uma tira comprida que passava através da sola, entre o dedo maior e o segundo dedo do pé, e era amarrada ao redor do tornozelo (Lc 3.16). Um outro modelo prendia alças feitas ao redor da sola com uma tira, cruzando-as por sobre o pé. Chinelos eram também usados.
SANDÁLIA DE COURO DO SÉC. I D.C., ENCONTRADA NA
FORTALEZA DE MASSADA.
Chapéus
A
maioria dos homens parece ter usado uma cobertura no alto da cabeça: um
pedaço de material dobrado em forma de tira com um dos lados virado
para cima, de modo a dar uma aparência de turbante. As mulheres usavam
um quadrado de material dobrado para proteger os olhos e que caía sobre o
pescoço e ombros, como proteção completa contra o sol, o qual era
mantido no lugar por um cordão trançado. Um véu transparente era usado
algumas vezes sobre a cabeça para que a mulher não mostrasse o rosto em
público. Só o marido podia ver a face da esposa. Rebeca ocultou assim o
rosto antes de casar-se com Isaque ( Gn 24.65). Na cerimônia de
casamento o véu era retirado do rosto da noiva e colocado no ombro do
noivo, com a declaração: "O governo está sobre os seus ombros" (Is 9.6).
Limpeza das Roupas
As
roupas eram lavadas, permitindo que a água limpa de um regato passasse
pela trama do tecido removendo a sujeira; ou colocando as roupas
molhadas sobre pedras chatas e esfregando a sujeira. Davi usou a ideia
de lavar roupas como símbolo da ação necessária para limpar o seu pecado
(Sl 51.2). O sabão era feito de óleo de oliva ou um álcali vegetal.
TRAJES DE UM CASAL RICO.
NOTE O MANTO DELE COMO UM VESTIDO E AS MANGAS LARGAS;
A MULHER USA BRACELETES, PINGENTE, BRINCOS E TIRA NA CABEÇA.
Vestuário Básico
Bem
poucos podiam adquirir roupas devido ao seu alto preço. Os pobres só
tinham uma muda de roupa. Portanto era comum trocar uma pessoa por um
par de sapatos (Am 2.6), e foi praticamente revolucionário dizer ao povo
que desse as túnicas de reserva como fez João Batista (Lc 3.11). É
interessante ver que na sua codificação da lei no século I d.C., os
judeus fizeram uma lista de roupas que podiam ser resgatadas de uma casa
incendiada no sábado - interessante porque a lista indica o valor das
roupas e menciona peças familiares na época. A lista está dividida em
duas seções, para homens e mulheres ( as crianças usavam versões menores
das roupas dos adultos).
Muitos dos nomes das peças são
gregos, mas os padrões básicos são exatamente os mesmos. As roupas
tinham tamanha importância que rasgá-las em pedaços era um sinal de
intenso sofrimento ou luto (Jó 1.20).
Ornamentação
Além
das roupas, eles usavam muitos outros recursos, tais como maquiagem,
enfeites e tratamento de cabelo. Esse aspecto era tão importante para as
mulheres da época do Novo Testamento que as cristãs foram advertidas a
se enfeitarem com um espírito manso e tranquilo ( 1 Pe 3.3,4). os
cosméticos eram feitos com kohl (carbonato verde de cobre) ou com galena
( sulfeto negro de chumbo) (Ez 23.40).
ROUPAS E COSMÉTICOS DAS MULHERES ROMANAS SÃO
MOSTRADOS NESTE PAINEL DEDICADO PELAS SERVIÇAIS
DE UM SERVIÇO RELIGIOSO.
PENTE ROMANO DE MARFIM, INSCRITO COM O NOME
DE SUA PROPRIETÁRIA: MODESTINA.
Isaías descreve com detalhes a
ornamentação usada em sua época (Is 3.18-21). Muitos dos brincos,
braceletes e pingentes eram engastados com pedras preciosas, mas é
extremamente difícil identificar a natureza exata das pedras nas
linguagens antigas. Óleos eram usados como base para pigmentos que
coloriam os dedos das mãos e dos pés. Os cosméticos poderiam ser
aplicados com os dedos ou com uma pequena espátula de madeira. os homens
usavam frequentemente um anel no dedo ou uma corrente ao redor do
pescoço, mas esses anéis serviam mais para selar do que como decoração.
Nos dias do Antigo Testamento, o cabelo era um item importante, sendo
raramente cortado.
CAMPONESA (EM PRIMEIRO PLANO) - NOTE AS SANDÁLIAS
SIMPLES DE COURO - E UMA MULHER RICA. AMBAS TÊM A CABEÇA COBERTA.
Curiosidades
Roupas masculinas/Roupas femininas
Deuteronômio 22.5. Em
vista da túnica ser tão básica, ela era idêntica para homens e
mulheres, exceto que a do homem era geralmente mais curta ( na altura do
joelho) e a da mulher mais longa ( na altura do tornozelo) e azul. A
proibição de trocar as roupas teve sua origem no estímulo sexual que
fazia parte da religião cananita.
O "casaco colorido de José"
Gênesis 37.3. José
ganhou uma túnica feita de muitas peças. As peças adicionais eram
provavelmente mangas compridas que atrapalhavam quando havia serviço a
fazer. (Quando as mulheres usavam mangas longas e largas, elas as
amarravam atrás do pescoço, para que os braços ficassem livres). Isso
indicava que José não devia fazer trabalho pesado; ele era o herdeiro
escolhido para governar a família.
O manto e a túnica
Mateus 5.40; Lucas 6.29. Jesus
não entendera mal e não estava se contradizendo. No primeiro caso,
Jesus falava sobre o tribunal que podia tirar a túnica, mas não a capa
da pessoa. No segundo caso, um ladrão iria roubar primeiro a roupa de
cima, que era valiosa.
Cobrindo a cabeça das mulheres
1 Coríntios 11.10. As
mulheres andavam com a cabeça coberta e usavam véu fora de casa. Só as
prostitutas mostravam a face e exibiam os cabelos para atrair os homens.
Paulo diz então aos cristãos que se uma mulher não usar véu na igreja,
deve ter a cabeça raspada; mas é melhor que cubra a cabeça. Mesmo quando
os cristãos têm liberdade para a prática da sua fé, não devem
contrariar os bons costumes.
A armadura de Deus
Efésios 6.10, 11. Paulo se refere à roupa usada pelo soldado. Ele combina a profecia de Isaías sobre a armadura de Deus ( Is 59. 16, 17) com o que sabe sobre o soldado romano. Por baixo da armadura do soldado estava uma vestimenta básica para "ficarem firmes", de modo que a armadura (casaco e saia de couro cobertos com placas de metal) pudesse ajustar-se por cima. os soldados romanos tinham sandálias pregadas com tachas grandes que firmavam seus pés no chão. Paulo usa a descrição para dizer que o diabo não poderá derrubar os cristãos se eles forem estritamente honestos, absolutamente justos em seus tratos e não se deixarem perturbar facilmente. Acrescente a isso uma salvação que os capacita a viver segundo o padrão de Deus, com acesso ao que Deus disse e confiança nEle, e o cristão estará bem protegido.
Os trajes do sacerdote
Êxodo 28. Os sacerdotes usavam uma roupa de linho sobre a parte de cima da túnica, talvez para mantê-la limpa, chamada estola ( 1 Sm 2.18, 19). O sumo sacerdote usava roupas especiais, mas continuava seguindo a provisão básica. A túnica era azul, a estola ricamente bordada, e havia nesta uma espécie de bolsa incrustada de jóias contendo dois discos para determinar a vontade de Deus, ao serem lançadas sortes. A capa era branca. Ele usava um turbante especial na cabeça.
Referência Bibliográfica:
GOWER, Ralph; Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos, 1 ed, 2002, Casa Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro.
A armadura de Deus
Efésios 6.10, 11. Paulo se refere à roupa usada pelo soldado. Ele combina a profecia de Isaías sobre a armadura de Deus ( Is 59. 16, 17) com o que sabe sobre o soldado romano. Por baixo da armadura do soldado estava uma vestimenta básica para "ficarem firmes", de modo que a armadura (casaco e saia de couro cobertos com placas de metal) pudesse ajustar-se por cima. os soldados romanos tinham sandálias pregadas com tachas grandes que firmavam seus pés no chão. Paulo usa a descrição para dizer que o diabo não poderá derrubar os cristãos se eles forem estritamente honestos, absolutamente justos em seus tratos e não se deixarem perturbar facilmente. Acrescente a isso uma salvação que os capacita a viver segundo o padrão de Deus, com acesso ao que Deus disse e confiança nEle, e o cristão estará bem protegido.
Os trajes do sacerdote
Êxodo 28. Os sacerdotes usavam uma roupa de linho sobre a parte de cima da túnica, talvez para mantê-la limpa, chamada estola ( 1 Sm 2.18, 19). O sumo sacerdote usava roupas especiais, mas continuava seguindo a provisão básica. A túnica era azul, a estola ricamente bordada, e havia nesta uma espécie de bolsa incrustada de jóias contendo dois discos para determinar a vontade de Deus, ao serem lançadas sortes. A capa era branca. Ele usava um turbante especial na cabeça.
Referência Bibliográfica:
GOWER, Ralph; Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos, 1 ed, 2002, Casa Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro.
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